Você está aqui: Principal Estado

Ricardo Ferraço anuncia medidas para barrar importação de café

O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) protocolou hoje (20) na Mesa do Senado Projeto de Decreto Legislativo (PDS) para sustar autorização dada pelo Ministério da Agricultura (Mapa) à importação de café verde do Vietnã. Se aprovado pelo plenário da Casa, o documento do Congresso Nacional anula de imediato a Instrução Normativa 7 do Mapa, de fevereiro e que aprovou os requisitos fitossanitários para empresas brasileiras importarem até um milhão de toneladas de grãos de fevereiro a maio, com corte do imposto de importação de 10% para 2%.
 
Se a decisão do governo, confirmada pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex), ligado à Câmara de Comércio Exterior (Camex), não for revertida, cafeicultores do Espírito Santo, líder nacional da produção de café robusta, serão seriamente prejudicados. O maior risco está na introdução de quase uma dezena de pragas ainda desconhecidas no país, como a mal-do-panamá, cochonilhas e striga. Além disso, a concorrência dos volumes importados é desfavorável aos produtores capixabas, que estão submetidos aos rigores das leis trabalhistas e fitossanitários.
 
“O Ministério da Agricultura, em lugar de defender o agricultor, professa a sua covardia ao autorizar a importação de café. Vamos lutar para barrar essa brutalidade contra quem bota a mão na terra para gerar riqueza com trabalho honesto”, afirmou o senador nas redes sociais. Também ontem, Ricardo Ferraço enviou ao secretário de governo, Antonio Imbassahy, ofício para expressar o seu repúdio à decisão do Mapa.
 
Para acessar a íntegra do PDS protocolado, clique aqui: http://bit.ly/2kRkCZG
 
Para acessar a íntegra do ofício do Ministro-Chefe da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, clique aqui: http://bit.ly/2lDeLvH

 

fonte: Assessoria de comunicação do senador Ricardo Ferraço

  • Escrito por Jornalismo 90.5 FM
  • Acessos: 581

90.5 FMRádio 90.5 FM.

Sua melhor companhia. Entretenimento e informação garantidos 24 horas por dia.
Anuncie com a gente!
A maior audiência no sul do estado.

ENDEREÇO

Av Espírito Santo, 331 - Centro Guaçuí - ES - CEP: 29560-000 (28) 3553-1619 - Fax: (28) 3553-0308